terça-feira, 26 de maio de 2015

BVD da DE


Um Barco para Atravessar o Mar dos Sofrimentos 1a parte

Edição 161 - Publicado em 09/Maio/2015 - Página 20/22
Vamos estudar a primeira parte da escritura Um Barco para Atravessar o Mar dos Sofrimentos, escrita pelo buda Nichiren Daishonin.
Nossa fonte de pesquisa é a explanação do presidente Daisaku Ikeda publicada na revista Terceira Civilização (ed. 551, jul. 2014, p. 46)
Frase do Gosho
“Nos Últimos Dias da Lei, o devoto do Sutra do Lótus aparecerá infalivelmente. Quanto piores forem as adversidades que recaírem sobre o devoto, maior será a alegria que ele sentirá devido à forte fé. O fogo não arde mais intensamente quando a lenha é adicionada? Todos os rios desembocam no mar; no entanto, poderia ocorrer de o mar rejeitar as águas deles?”
Nichiren Daishonin
(CEND, v. I, p. 33)
Cenário histórico
Título: Um Barco para Atravessar o Mar dos Sofrimentos
Para quem: Shiiji Shiro
Quando: em 1261
Onde foi escrito: Kamakura, Japão
Vamos entender!
Neste trecho, aprendemos que quando manifestamos sincera e pura fé, somos capazes de enfrentar os piores sofrimentos. 
O fogo e o mar são comparados ao estado de vida de um praticante do Budismo de Nichiren Daishonin e as dificuldades, à lenha e aos rios. Assim como o mar se engrandece com as águas dos rios e a chama do fogo com a lenha, entendemos que não devemos fugir das adversidades, e sim fazer delas oportunidades para fortalecermos a nossa fé e nos desenvolver como seres humanos.
Por que enfrentamos dificuldades?
Nichiren Daishonin nos ensinou que as dificuldades são oportunidades para comprovarmos a força do Nam‑myoho-renge-kyo e conquistar vitórias. Dessa forma, conseguimos manifestar um estado de vida elevado, vivemos com satisfação e alegria e não somos influenciados pelas circunstâncias externas.
Como se tornar forte? 
Orar com a certeza da vitória faz surgir em nosso coração a força e a coragem para transformarmos tudo em felicidade.
“As pessoas que têm sua vida polida pela prática do Budismo de Nichiren Daishonin transbordam de um rico e abundante poder, que lhes permite compreender a realidade tal como ela é, evidenciam sabedoria e criatividade, superam as dificuldades e desfrutam de boa sorte e benefícios“
Dr. Daisaku Ikeda 
(Terceira Civilização, ed. 551, jul. 2014, p. 46)
A marca do verdadeiro Sucessor Ikeda é se dedicar para a concretização do kosen-rufu e enfrentar as dificuldades com coragem por meio da prática da fé. Esse esforço proporciona um desenvolvimento para a nossa vida.
Eu quero estudar mais! 
Para quem deseja estudar mais sobre o trecho Gosho: 
Revista Terceira Civilização: 
ed. 551, jul. 2014, p. 51.
Jornal Brasil Seikyo: 
ed. 2.273, 25 abr. 2015, cad. D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário