terça-feira, 26 de maio de 2015

Caderno BVD




Ajustando as velas rumo à vitória

Edição 2273 - Publicado em 25/Abril/2015 - Página D4
Departamento de Estudo do Budismo
“Ser o sol que ilumina as pessoas”, afirma o presidente Ikeda é a missão dos membros da SGI.
Na época atual, muitas pessoas encontram-se sem esperança e os aspectos negativos da sociedade as atingem diretamente. Essa influência pode ser positiva ou negativa dependendo do seu estado de vida. 
“Muitas coisas mudam conforme nossa percepção”, escreveu o presidente Ikeda, “até a situação mais desagradável, terrível e insolúvel pode converter-se em um panorama amplo, brilhante e magnífico”. 
Se somos influenciados negativamente, a lamentação e a desesperança farão parte de nosso cotidiano. Se a influência for positiva, aproveitamos a oportunidade para fortalecer a prática da fé e a própria vida. 
No livro Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, o presidente Ikeda cita o filósofo suíço Carl Hilty: “Em vez de reclamarmos que a rosa tem espinhos, deveríamos nos alegrar pelo fato de um arbusto espinhoso como a roseira dar flores magníficas” (PHJ, p. 300).

Orar, agir e vencer


A determinação vitoriosa é a chave para a transformação da vida. Seja qual for a situação, pelo princípio da simultaneidade de causa e efeito, deve-se criar um grande objetivo — pontuando todos os detalhes daquilo que se almeja —, orar e agir, decidindo a vitória. Pode-se dizer que essa forte fé transforma em alegria todas as circunstâncias adversas e tal como o trecho do Gosho estudado neste caderno, a determinação é a causa para a conquista da vitória total. 
Podemos relacionar esse princípio com uma viagem de barco. Por mais sofisticada que seja a embarcação, se apenas ficar estacionada no porto, sem nenhum trajeto a ser percorrido, ela se tornará obsoleta e terá problemas mecânicos pela falta de uso. Porém, no momento em que decidir navegar e conquistar novos mares, quanto maior for sua velocidade rumo ao seu destino, mais fortes serão os ventos contrários. Porém, ajustando suas velas, a ventania se tornará a maior aliada da embarcação, que a impulsionará para seu objetivo final. 
O Buda declara que o Nam-myoho-renge-kyo é o barco que seguramente transporta todos os praticantes pelo grande mar de sua existência rumo ao objetivo da concretização de uma vida plena.
A recitação do daimoku e a dedicação pelo ideal do kosen-rufu é a fórmula que temos para “ajustarmos nossas velas” e aproveitarmos os ventos adversos que surgirem para direcionar nossa vida rumo à felicidade absoluta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário